quinta-feira, 15 de julho de 2010

PESQUISANDO E CONSTRUINDO COM AS WEBQUESTS

 
Pesquisando e construindo_com_as_webquestsEsta oficina tem como objetivo capacitar os professores para utilizar a Webquest na sua prática pedagógica, com vistas a orientar as pesquisas dos estudantes e propiciar a capacidade de autoria, tornando-os mais críticos e reflexivos em relação a gama de informações que estão disponíveis, especialmente na Internet.


View more presentations from angelalage.

INICIANDO OS TRABALHOS COM VÍDEO

O vídeo educativo "Sabias porque" é extremamente interessante para dar início a um trabalho com Webquests porque demonstra que o ser humano, desde cedo, está permanentemente questionando tudo o que seus sentidos conseguem perceber. 
As Webquests são recursos que permitem aos estudantes pesquisar, de forma orientada, a fim de encontrar respostas para as suas dúvidas e interesses. Por isso, considero pertinente a apresentação deste vídeo como forma de dar o pontapé inicial aos estudos sobre Webquest.
Assistam e vejam que interessante!

O QUE É UMA WEBQUEST?

Para dar início ao estudo desta ferramenta, os professores irão assistir ao vídeo que apresenta flashes sobre o assunto.

CONSTRUINDO CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE AS WEBQUESTS


Os professores cursistas irão navegar pela página http://webquest.sp.senac.br/textos/oque

Após a navegação, os professores irão realizar um brainstorm a partir dos conhecimentos adquiridos e produzir coletivamente um mapa conceitual, de modo a sistematizar os conceitos apreendidos.

Os professores irão navegar por algumas Webquests para identificar as suas etapas, bem como a sua linguagem e forma de apresentação, refletindo sobre a sua adequação em função do conteúdo e da série destinada.

Os professores poderão se guiar pelas sugestões abaixo:

Webquest sobre Vitaminas: http://jrsulestado.vilabol.uol.com.br/

Descobrindo a Pré-história: http://descobrindoaprehistoria.vilabol.uol.com.br/

Webquest sobre as mudanças do corpo: http://rd-souza1976.sites.uol.com.br/

Uma jornada no céu: http://wqconstelacoes.vilabol.uol.com.br/

Por mares nunca dantes navegados: http://angelrj2005.vilabol.uol.com.br/

Sobre inclusão: http://wqinclusao.vilabol.uol.com.br/

Outros exemplos de Webquests poderão ser analisados no site http://www.portalwebquest.net/, acessando-se o link Base de Webquests

DEBATENDO E ENRIQUECENDO CONHECIMENTOS SOBRE AS WEBQUESTS

Os professores irão participar de um debate para diferenciar as etapas de tarefa, processo e avaliação nas Webquests em virtude de que estas estão interligadas.
Na tarefa há necessidade de se identificar os objetivos que se tem em mente (Taxonomia de Bloom).
No processo é importante ressaltar a linguagem a ser utilizada de tal forma que o aluno tenha facilidade de seguir o roteiro que vai ser elaborado.
Imagem extraída do site: http://jspimenta.wordpress.com/2009/06/

PLANEJANDO UMA WEBQUEST

Os professores irão planejar uma Webquest curta com apenas uma tarefa e 3 ítens no processo.
Depois de planejada, a Webquest deverá ser disponibilizada, utilizando-se para isso uma apresentação no Power Point ou uma página Web. 


Imagem  extraída de http://pattypersonal.blogspot.com/2009_10_01_archive.html

APLICANDO E DIVULGANDO AS WEBQUESTS

 Aplicar a Webquest construída numa turma para identificar as dificuldades e as vantagens de sua utilização.
Relatar a experiência num Blog onde deverá constar o link para a Webquest construída e as opiniões dos alunos.

AVALIANDO AS CONSTRUÇÕES

Os professores serão avaliados a partir da observação e da apresentação feita, bem como do relato de experiências no Blog.
Título 2
Título 1